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CÂMBIO IMOTION

A concepção do sistema de transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox) I-Motion tem o principal objetivo de aumentar o conforto e reduzir a fadiga do condutor, evitando que o mesmo seja obrigado a controlar o pedal da embreagem e a alavanca de comando da transmissão, além de otimizar o desempenho dos componentes da transmissão mecânica.

 

No entanto, assegura o prazer de dirigir proveniente do controle direto da transmissão, melhora a segurança na condução através de um sistema que ignora eventuais erros do condutor impedindo o controle incorreto da transmissão e oferece ao condutor uma interface mais avançada com o veículo.

Uma unidade de controle eletrônica gerencia uma lógica complexa de funcionamento

que permite a utilização da transmissão: No modo "manual", na qual o motorista comanda a troca das marchas através da alavanca posicionada sobre o túnel ou através de duas borboletas no volante.

 

No modo "automático", onde o sistema eletrônico controla automaticamente as trocas de marcha.

O pedal da embreagem foi eliminado e a tradicional alavanca do câmbio em "H" das

transmissões mecânicas foi substituída por uma alavanca específica tipo "Joystick“, como veremos adiante.

 

Considerações iniciais

A transmissão ASG I-Motion é subdividida em três conjuntos principais que intervém em seu funcionamento:

 

Conjunto mecânico

É importante dizer que a transmissão ASG é baseada na consagrada transmissão mecânica sincronizada de 5 velocidades 02T (MQ200), com sua embreagem monodisco a seco, mas que são controladas por um servomecanismo hidráulico. A carcaça recebeu modificações externas para permitir a fixação de novos componentes. Na transmissão ASG I-Motion todos os anéis sincronizadores possuem revestimento de molibdênio, o que reduz o desgaste dos mesmos.

 

Conjunto hidráulico

É composto por:

  • Bomba hidráulica;

  • Acumulador;

  • Êmbolos;

  • Válvulas.

Basicamente tem a função da automatização da transmissão mecânica.

 

Conjunto elétrico

É composto por:

  • Alavanca seletora;

  • Unidade de Controle da Transmissão;

  • Sensores e atuadores;

  • Interface com outras unidades de controle.

Tem a missão de gerenciar o conjunto hidráulico e fazer a interface com os outros sistemas do veículo e com o condutor.

 

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